Hipotireoidismo
- Dr. Eduardo Rossi

- 13 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

O QUE É ?
Todos têm uma glândula no organismo que tem o nome de tireóide a mesma é responsável por inúmeras funções no organismo, entretanto, a mais conhecida é a regulagem do metabolismo corporal.
O hipotireoidismo é um problema comum em cães e raro em gatos e ocorre quando a tiróide está produzindo uma quantidade insuficiente de hormônios ou sendo estimulada de forma ineficiente.
O QUE CAUSA?
A ação da glândula tiróide é dependente diretamente do hipotálamo e da glândula hipófise para realizar sua produção hormonal. Assim sendo, qualquer alteração neste eixo (hipotálamo-hipófise-tiróide) pode produzir mudanças na atividade da última. Apesar disto, sabemos que a grande maioria dos casos de hipotireoidismo acontecem devido a destruição de tecido tireoidiano, quer seja por uma reação imunológica do organismo contra a própria glândula, ou por atrofia do tecido glandular.
QUEM É MAIS AFETADO?
São cães com idade variando de 6 a 10 anos, sem prevalência sexual. As raças mais predispostas são: Golden Retriever, Labrador Retriever, Doberman, Setter Irlandês, Schnauzer Miniatura, Dachshund e Cocker Spaniel. Isto não quer dizer que outras raças não sejam acometidas, como os Poodles, Yorkshires, Shih-Tzus e Mestiços (SRD).
QUAIS OS SINAIS CLÍNICOS?
Como os hormônios tireoidianos atuam em praticamente todos os órgãos do corpo do animal, os sintomas são os mais variados possíveis e não existe um que seja característico apenas do hipotireoidismo, mas os sinais são: Letargia, alopecias (geralmente simétricas e bilaterais), cauda de rato (hipotricose caudal), ganho de peso (obesidade), pelagem ressecada e infecção de pele recorrente.
COMO DIAGNÓSTICAMOS ?
Há vários testes que podem ser usados de maneira combinada, dependendo do caso, para o diagnóstico do Hipotireoidismo:
- Hemograma completo; dosagem hormonal de T4 (tiroxina) livre, T4 total e TSH; dosagem de Colesterol total e Triglicérides.
As análises dos níveis de hormônio T4 são o “carro chefe” do diagnóstico, pois ele é produzido apenas pela tiróide e deverá estar diminuído em casos de hipotireoidismo. Devo lembrar que a falha na tireóide não é a única causa de diminuição dos níveis de T4 e uma análise completa do quadro clínico deve ser realizada quando estes níveis estiverem baixos, por isso sempre recomendo, hemograma e dosagem de todos exames bioquímicos do paciente junto.
COMO É O TRATAMENTO ?
A boa noticia é que ele é fácil, de baixo custo e controla muito bem a patologia, porém, a má notícia é que não há cura completa da doença, portanto, o paciente deve ser tratado por toda a vida com a tiroxina (levotiroxina) sintética na forma de comprimidos diários.
Exames periódicos são feitos para ajustarmos a dose do medicamento.
___________________________________________________________________
Este artigo foi elaborado por Dr. Eduardo Morro Rossi para ser fornecido aos clientes da ROSSI MEDICINA VETERINÁRIA. Não pode ser reproduzido sem autorização do autor.





Comentários